Todos nós estamos sujeitos à passar por dificuldades e isso é pelo simples fato de estarmos vivos. Dificuldades chegam em nossas vidas por lados diferentes, por meios diferentes; mas todas nos colocam em um estado sensível. Mas a boa notícia é que em todo tempo as dificuldades vem com um propósito, elas nunca aparecem em nossas vidas sem um motivo e um significado. O segredo está em como nos comportamos diante às dificuldades que nos afrontam. As dificuldades da sua vida tem te feito avançar ou parar?

Em meio as dificuldades nós precisamos:

– Depender de Deus

Se o nosso foco estiver firmado em Deus, as dificuldades se tornarão pequenas e algo simples de superar. Salmos 119:143 diz: “Tribulação e angústia me atingiram, mas o teus mandamentos são o meu prazer”. Quando nossa esperança e refúgio dependerem somente de Deus, teremos prazer em esperar por Ele e encontraremos conforto em meio as dificuldades.

– Descansar em Deus

É possível encontrar descanso em meio as dificuldades que nos sobrecarregam. A bíblia nos afirma isso em Mateus 11:28: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês”. Se optarmos por descansar em meio as situações que nos afligem e entregarmos à Deus o que não temos condições humanas de resolver, estaremos dando à Deus total domínio e controle sobre o que nos afronta e Ele fará por nós o que não podemos fazer.

Também podemos:

– Aprender em meio a dor

Eu gosto muito deste texto bíblico que nos ensina à dar graças em meio a dor: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança”. Romanos 5:3-4. É possível aprender com os vales e desertos que enfrentamos. É possível tirar uma lição de cada luta e tribulação que vem para nos empurrar em direção à Deus.

– Crescer em intimidade e conhecimento

Não faz muito tempo que Deus me deu uma palavra que muito me abençoou. “O meu coração sofre, ansioso, pois, em todos os momentos, quero conhecer a tua vontade”. Salmos 119:20. É incrível o quanto crescemos espiritualmente quando buscamos intimidade com Deus. A intimidade nos traz conhecimento de Deus, e o conhecimento de Deus nos leva à entender a sua vontade. Quando entendemos que as dificuldades podem nos trazer crescimento passamos a vê-las como algo momentâneo, que vêm mas não permanece, que vêm para nos amadurecer e fortalecer nossa fé.

O propósito maior de cada dificuldade é nos levar mais perto de Deus, é nos levar a conhecer sua grandeza e nos colocar em um nível mais alto de conhecimento e intimidade com Ele. Quando aprendemos com as dificuldades, entendemos que é possível dar graças em todo tempo, mesmo que nem tudo esteja em nosso favor.

Que possamos deixar as dificuldades nos voltar para Deus!