Outro dia li um texto em um certo blog que a mulher não deve usar maquiagem por ser considerado uma ofensa ao nosso corpo que é templo do Espírito Santo. Infelizmente, não tive como rebater esse texto porque não havia uma opção para deixar comentários. O autor dessa mensagem deixava um versículo para meditação que está em 1 Coríntios 3:16 e 17 que diz: “o Espírito de Deus habita em vós… o santuário de Deus que sois vós, é sagrado”.

Só que o autor baseou maior parte do seu texto no fato de que o uso de maquiagem traz danos à pele por conter químicos que causam envelhecimento precoce, bloqueiam os poros e pode até causar depressão. O texto inteiro continha partes de outros textos sobre os efeitos desses químicos; inclusive nenhum desses textos foram propriamente citados; o que me leva a desacreditar da veracidade dos mesmos.

Infelizmente, o autor pesquisou sobre químicos que faziam parte das maquiagens há dez anos atrás; hoje em dia a industria de produtos de maquiagem evoluiu ao ponto de que os químicos prejudiciais já foram substituídos por outros que ajudam, conservam e hidratam a pele. O mais interessante é pensar que esse autor se esqueceu de dizer que outros produtos tais como desodorante, shampoo, sabonete e hidratantes também possuem químicos; produtos esses que ele mesmo deve usar.

Então, se vamos relacionar o uso de maquiagem à produtos que fazem mal à pele, deveriamos também citar o uso de todos os tipos de produtos de higiene que também podem ser prejudiciais. E se pecado está relacionado à coisas que são prejudiciais, então deveriamos citar também certos alimentos que são prejudiciais à nossa saúde tais como o açúcar, gordura saturada, sal em excesso e etc. O que não vale é citar um versículo sem base no que se está falando. Se um versículo bíblico é utilizado para condenar o uso que químicos em nossa pele então o texto tem que ter fundamento espiritual e provas bíblicas de que isso é um pecado.

Ao meu ponto de vista, o pecado está relacionado ao que vem de dentro, à atitudes que tomamos, ao que falamos e como nos comportamos. A maquiagem pode facilmente ser removida com água e sabão; e o coração? Esse sim precisa ser santificado, separado e cuidado para não cair em tentação. É importante mencionar também que com tantas coisas relevantes que tem acontecido no mundo, tais como: doenças, corrupções, guerras, catastrofes naturais e outras; esse assunto não deveria ser uma questão importantíssima à ser tratada e exposta como pecado.

Se nós como cristãos, começassemos à prestar atenção no que realmente interessa, como pregar o evangelho aos que estão perecendo, talvez trariamos mais resultado ao reino de Deus. Porque enquanto nossa atenção estiver voltada aos detalhes do nosso exterior, o interior morre de fome. E a verdade é que nosso interior precisa de mais atenção do que nosso exterior, o cuidado precisa estar voltado ao nosso coração e não ao que fazemos ou deixamos de fazer com nossa pele.

Mateus 6:21 diz: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”; e isso versículo pra mim é muito profundo pois me leva a entender que meu coração segue o que eu dou valor. Se eu der valor e priorizar as coisas que realmente precisam ser feitas nesses últimos dias que estamos vivendo, então meu coração alí também estará. E se colocarmos nosso coração nas coisas de Deus, grandes coisas faremos para Ele. Isso sim precisa ser notado, precisa ser falado e precisa ser vivido. Maquiagem realmente contém produtos químicos que precisamos evitar e optar por produtos que não machuquem a pele. Mas mesmo que eu opte em usar maquiagem, eu também posso removê-la facilmente caso isso venha ferir alguém. E o coração envaidecido, orgulhoso, cego, que prega uma santidade falsa? Isso sim é difícil de ser removido.