AINDA NÃO CHEGUEI, MAS ESTOU BEM!

By Sunday, May 27, 2018 0 No tags Permalink

Hoje meditei bastante e tive a oportunidade de refletir sobre algumas coisas.
Estive refletindo em relação aos meus sonhos, planos, projetos e aspirações para o futuro. Então, fiz uma lista do que já conquistei até aqui e uma lista do que ainda não conquistei. A medida que fui escrevendo sobre o que ainda não conquistei, percebi que fiquei um tanto ansiosa e uma sensação de medo tomou conta de mim. Comecei a sentir uma angústia, um aperto e me perdi dentre tantos pensamentos que me assolaram. Fiquei um pouco perdida no tempo, até que recebi um mensagem de texto no celular; era uma amiga e ela tinha me enviado um texto enorme me agradecendo por fazer parte de sua vida, e o quanto ela se sentia abençoada pelos anos de amizade.
Naquele mesmo instante, logo após ter lido a mensagem da minha amiga, fechei os olhos e comecei a refletir sobre o que já fiz até hoje e deixei a lista do que ainda não consegui de lado. Percebi que o número de coisas que já tinha conquistado era grande e continha coisas muito importantes. Então pude concluir que tinha vários motivos para me alegrar e celebrar. Pude entender que o que ainda não fiz, não conquistei e os lugares que ainda não fui não podiam me roubar a alegria do que já fiz, conquistei e onde pisei. Entendi também que o processo para conquista de algumas coisas levam tempo e na maioria das vezes não estamos preparados para as coisas que queremos tanto; e que o tempo nos amadurece e prepara para chegar lá.
E que o fato de não termos chegado onde queremos, não nos dá o direito de ver as coisas pelo lado negativo. Eu posso, mesmo sem ter tudo, dizer que estou bem; mesmo sem ter chegado, dizer que estou bem; mesmo sem ter conquistado, dizer que estou bem.
Pois, o que deve definir o que eu sinto, não são as conquistas, mas o que eu decido sentir. Se eu decido estar bem, então eu estou. Provérbios 23:7 diz: Assim como o homem se vê, assim ele é. Isso nos fala sobre o poder de escolha e decisão que vem de dentro e não depende de fatores externos.
Após a minha reflexão, eu tive duas escolhas: me deixar abater com um sentimento de medo pelo que ainda não conquistei ou celebrar o que já conquistei até hoje. Todos nós podemos fazer essa escolha; depende somente do que decidimos cultivar em nossos pensamentos.
Mas, veja bem, nem sempre foi assim. Nem sempre eu consegui escolher celebrar as conquistas; por muitas vezes eu me perdi na ansiedade e medo do futuro. Por muitas vezes eu me deixei abater, até ficar sem forças para lembrar de tanta coisa boa que já tinha me acontecido. E ter deixado a ansiedade tomar conta não me ajudou em nada, na verdade só fez piorar a situação. Sentir dó de mim mesma não me levou a lugar algum, e ainda me fez parar no tempo. Eu precisei entender que podia controlar meus pensamentos, que podia lutar contra sentimentos negativos que me faziam mal. Que podia me levantar daquele lugar de medo e caminhar em direção ao meu futuro.
Eu precisei aprender a cultivar uma estabilidade emocional, que não ocilaria mediante a minha situação atual. Eu entendi que isso era possível, porque só dependia de mim e de uma escolha que eu precisava fazer. O fato de ter uma lista de itens que ainda não conquistei não pode determinar o que sinto hoje. Na verdade eu posso e preciso usar tudo o que tenho hoje como incentivo para prosseguir em direção ao que ainda não conquistei. Mas, as vezes, nos acomodamos tanto que mais fácil é deixar pensamentos negativos nos paralizar. O que nos falta as vezes, é entendimento de quem somos, gratidão pelo que temos e foco para prosseguir rumo ao que sonhamos. Precisamos entender que tudo é questão de decisão, se decidimos estar bem, então nada vai poder ditar como sentimos.
Ouse dizer: Ainda não conquistei, mas estou bem.
Estar bem é uma decisão, e não um resultado que adquirimos. Estar bem tem mais haver com querer do que esperar acontecer. Estar bem começa por dentro. Estar bem é entendimento. Estar bem é ser grato. Estar bem é simples mas exige esforço. É ter coragem de dizer mediante a tudo: Ainda não cheguei, mas estou bem! Comece hoje, te garanto, você consegue!

No Comments Yet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *